Razões para ser líder
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SÓ QUEM ANDA distraído é que não repara na quantidade de veículos do tipo pick-up a circular nas estradas nacionais, com aspecto de nunca virem a ser utilizados na função para a qual foram verdadeiramente concebidos ou verem as suas capacidades cabalmente aproveitadas. A explicação é relativamente simples: durante anos beneficiaram em Portugal de uma fiscalidade muito favorável que lhes permitia um preço final baixo e concorrencial face a outras viaturas e, embora tenha visto o seu preço encarecer vários milhares de euros desde a entrada em vigor da nova lei, a verdade é que este se mantém bastante competitivo.
Depois, há o aspecto, claro. O tamanho e aparência imponentes, a imagem de força e robustez, tudo características que impressionam e agradam. Além do mais, este género de viaturas tende a aburguesar-se, tornando-se mais práticas de conduzir, mais cómodas e funcionalmente sendo dotadas de mais equipamento de conforto e lazer. As formas de carroçaria aligeiram-se, para a cobertura da caixa de carga existem possibilidades para todos os gostos e para a personalização do exterior, os construtores e não só, disponibilizam uma vasta linha de acessórios. E há ainda as versões especiais que contemplam parte destes aspectos. É o caso desta Navara Sport Edition.
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Quanto a locais para a arrumação de pequenos objectos, existem na consola central, na parte superior do tablier, nas portas e bolsas nas costas dos bancos dianteiros, dois porta luvas e caixas sob os assentos traseiros. Estes dispõem de uma articulação que permite não só baixar o encosto, como elevar e fixar a zona do banco. Com cinco passageiros o habitáculo pode mostrar-se limitado para transportar pertences pessoais, requerendo alguma imaginação para os levar de forma limpa, segura e prática. É evidente que existe a zona da caixa de carga, neste caso coberta, mas em termos de acesso e arrumação, não é o mesmo que a bagageira de um ligeiro. Obviamente, dirão alguns, importa no entanto realçar que este género de modelos não foi pensado para uso familiar. E naturalmente que os acessos são elevados, mas os estribos laterais e as pegas dão uma ajuda para o habitáculo. Quanto à caixa de carga, os sistemas de tampa superior é desmontável, robusto, com fechadura própria, iluminação interior e acabamentos perfeitos. Um exclusivo sistema de fixação da carga, desenvolvido pela Nissan, permite, através de calhas especiais, colocar e reter com facilidade a carga na zona mais conveniente da caixa. Em termos de dimensões, esta é quase quadrada, com cerca de metro e meio de comprimento por um pouco mais de largura.
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Embora o modelo ensaiado não montasse pneus de todo-o-terreno - mais confortáveis em estrada, mas com muito menos aderência fora dela -, o sistema de transmissão permite-lhe ultrapassar sozinha alguns obstáculos complicados. O peso e as dimensões jogam contra si em percursos mais apertados ou que exigem maior capacidade de manobra e diminui a aptidão para ultrapassar desníveis ao limitar-lhe os ângulos de ataque e saída. A gestão do modo de tracção - geralmente às rodas traseiras - para a tracção total ou «engate» das redutoras é toda comandada através de um botão rotativo situado na consola. Opcionalmente, por cerca de mais 600 euros pode ainda contar com o bloqueio do diferencial traseiro.
Com capacidade de transportar mais de uma tonelada de carga, estes modelos são ainda procurados pela sua capacidade de reboque, no caso de 2,3 toneladas. Quanto a consumos, em parte graças à desmultiplicação da sua caixa de seis velocidades, podem fazer-se consumos médios abaixo dos dez litros, embora, tanto em cidade como na prática de todo o terreno, esse valor médio facilmente supere os 12/13 litros. A insonorização está num bom nível e a suspensão traseira com molas de lâminas oferece o conforto possível em piso mais irregular, sem nunca comprometer a segurança da condução.
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PREÇO, desde 37 300 euros MOTOR, 2488 cc, 171 cv às 4000 rpm, 16 V., 403 Nm às 2000 rpm, Injecção Directa common rail com turbo e intercooler de geometria variável CONSUMOS, 11,8/8,6/9,8 l (cidade/estrada/misto) EMISSÕES CO2, 264 g/km
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PREÇO, desde 37 300 euros MOTOR, 2488 cc, 171 cv às 4000 rpm, 16 V., 403 Nm às 2000 rpm, Injecção Directa common rail com turbo e intercooler de geometria variável CONSUMOS, 11,8/8,6/9,8 l (cidade/estrada/misto) EMISSÕES CO2, 264 g/km
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