![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK-Vq9RUr2tPn33ctIwvuENYbbzjL8TSj5EBDqzHGtCUSK5X4Jc_2mpFGV9zr19_sqJtaxf9Qa8VuJwvYtjl3z1jWC6cqjugnTUSuFN116-bQdEuyv6NIAgWZ1IHZOmW8Np8P-fg/s400/Foto+1.jpg)
Engraçado e despachado
REGRESSO a este modelo, sobretudo pela surpresa que senti ao ensaiá-lo com o motor menos potente da gama. De facto, é sempre agradável partir sem grandes expectativas, e afinal descobrir um conjunto que demonstra mais desenvoltura do que a esperada, sem tal significar exagero dos consumos. Uma versão a ter bastante em conta face à mais desejada opção diesel. Dependendo naturalmente da quilometragem anual realizada, este 1.2 pode vir a revelar-se bem mais económico.
HAVIA, à partida, duas coisas que me faziam desconfiar: um motor 1.2 com 70 cv, para mais de 3 cilindros, face a mais de uma tonelada de peso (sem carga) e, principalmente, uma configuração nada favorável à acção do vento. Tenho que confessar que nada disso pareceu um óbice à acção deste Roomster. Uma caixa de velocidades muito bem escalonada faz maravilhas e o coeficiente de penetração não é assim tão elevado. Há ainda um outro factor: este três cilindros, configuração ímpar nem sempre simpática pelo ruído e vibrações que geralmente provocam, tem um binário nada desprezível para um «gasolina» da sua cilindrada, obtido relativamente cedo, em torno das 3000 rpm.
TUDO JUNTO, confere ao Roomster 1.2 um andamento mais vivo do que o esperado. Uma plataforma bastante rolante, bem equilibrada e com a suspensão a reagir de forma saudável, permitem-lhe manter uma dinâmica muito interessante. Por outro lado, a inclinação do vidro dianteiro e a suave transposição para a parte mais elevada da carroçaria, levam o vento a fluir sem grandes entraves. Boa insonorização do habitáculo e, como afirmei, consumos médios bastante aceitáveis, completam o leque.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg17Lf_uuAHuI4X4Sr73sCBXr6yXyuQUYs1UmMl2PzoGWepH5Of8dHNBHXmT-7Mue1qhllGx6cALDhtLToFdmPryVCMmP-O7CpeY17y_dlnOcp6A9Cl3rBm9tDXBf95b7P7w5bECQ/s320/Foto+2.jpg)
ISSO É possível, porque a parte traseira da carroçaria é realmente elevada mas sem exageros. Já para os passageiros, sobretudo se forem crianças, a ampla superfície vidrada (responsável pela pouco usual visão lateral) é uma maravilha... além de contribuir para um habitáculo extraordinariamente luminoso.
Há, depois, polivalência na gestão do espaço, colocando este Roomster entre uma carrinha e um pequeno monovolume. Não se trata de algo inovador enquanto conceito, mas o resultado final é deveras prático, enquanto que, em termos estéticos, constitui uma aposta atrevida, moderna e rejuvenescedora... mas também capaz de encontrar alguns detractores.
Há, depois, polivalência na gestão do espaço, colocando este Roomster entre uma carrinha e um pequeno monovolume. Não se trata de algo inovador enquanto conceito, mas o resultado final é deveras prático, enquanto que, em termos estéticos, constitui uma aposta atrevida, moderna e rejuvenescedora... mas também capaz de encontrar alguns detractores.
— 0 —
PREÇO, desde 14 200 euros MOTOR, 1198 cc, 70 cv às 5400 rpm, 112 Nm às 3000 rpm, 12 V, 3 cilindros, árvore de cames dupla CONSUMOS, 8,7/5,5/6,8 l (cidade/estrada/misto) EMISSÕES CO2, 163 g/km (combinado)
— 0 —
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSliMW0p5L8VUS9lYCQ_87NBrn6dAzTnU0MSJNCamOuolOp9C4tARdOObuf664vTh54kS2T9HWZc77_OWlDl43I3iWpUkrozOF764J413BU8q-MMpGGkKTZ2T-eLqodDivz7CZHQ/s320/Foto+3.jpg)
Não há tabuleiros de serventia ao banco traseiro, nem pequenos compartimentos no piso ou nas laterais da mala, mas, em contrapartida, para além de um pequeno porta luvas refrigerado, há um outro espaço com tampa sobre este e as cavas no forro interior das portas são generosas. A cobertura da mala é rígida, existe um simples e inteligente suporte escamoteável no piso desta, bem como pegas laterais para sacos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLb8umZQLUI61YHxc35D3KIfidTrwogELHDJQUua3oBwdKt0YNJEXWfWycycOWI2vLbC8MWotYchKF_BCPuuXwoe_AbGbS8SyW7DuQedYOMt_j3vT7tOvRJdWz32dRHaF_rCOTpg/s320/Foto+3A.jpg)
JÁ TINHA REFERIDO, e insisto, a forma algo estilizada da carroçaria, tem, quanto a mim, um óbice: a terminação demasiado angulosa, praticamente em «bico» da parte superior portas dianteiras. Enfim... talvez sejam picuinhice minha...
O Roomster possui ainda um 1.4 a gasolina e, para além do 1.4 TDi, recebe o 1.9 TDi com 105 cv. Declina-se em vários níveis de equipamento, destacando-se, de base, no 1.2 Standard, o ABS, airbags frontais e laterais, banco do condutor com regulação em altura, vidros dianteiros eléctricos e fecho centralizado, entre outros. Importante foi a obtenção do número máximo de estrelas nos testes de segurança EuroNcap, pautando-se também, nos mesmos ensaios de colisão, como um dos melhores no que concerne à protecção de crianças. Em breve conhecerá uma versão Scout, com protecções na carroçaria que lhe dão um visual bastante radical.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigfi5ievkUVmzbt-IF-DXb0KFw2uHY98lMFzJyr18VZfu0a7uctTP5wGG1ruTqbNHIu4IjA-Sx9sIuD2E3DEAUMdXce-gRUtMxwPzR-_hgtBUOBOAROlkcpSnzk4cTEo0tN-EewA/s320/1.jpg)
Resultado nos testes EuroNcap (2006):
Sem comentários:
Enviar um comentário