Provavelmente... os mais económicos!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmouC1_JZRbHb_OHtqVqw2JcsBNcBtQYTr9N9R1Rejvdf-SLHOnr1gw1iS39iVxHVgESX0aCb_7DDErtbEC20VYAsIQCBihK1Dy9rsBEVl-7jPPZ3C7JO0ZVHtn04pomP2xZi2Ew/s400/Foto+1.jpg)
VOLTO AO SMART, depois de em Junho ter falado da versão coupé a gasolina, para referir duas das versões mais apetecíveis ao consumidor. A primeira, o económico modelo equipado com o pequeno motor diesel, a segunda, provavelmente o descapotável mais barato do mercado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1fe-3ZJ6whomcNUJHpOhMGoYpDnchse0IyxJA_1IJC7_WTb8tbIdeZQlAgMQtcIvdcvibpl6OjKMwBMeyP7FVoYktgexn5TB8GZKc7GN5FrtEy0Hz6PtkyEBws41oyBUyxg4qQg/s320/Foto+2.jpg)
ESSE acréscimo de dimensões reflectiu-se sobretudo em mais espaço na bagageira, embora a frente pareça mais alongada muito por culpa de um grupo óptico mais elaborado. Antes de mais, é preciso dizer que o acesso ao motor do Smart se faz pelo piso da mala, pelo que parte da responsabilidade desse acréscimo se deve, provavelmente, à introdução do ainda assim pequeno propulsor japonês de três cilindros, a gasolina, de maior cilindrada. A parte reservada ao condutor e passageiro mantém-se praticamente inalterada no espaço disponibilizado, sendo surpreendemente amplo para abrigar em conforto o condutor e pendura. Sóbrio por um lado, alegre no jogo de contrastes, o interior foi pensado para «jogar» favoravelmente com várias opções disponíveis: aplicações cromáticas personalizadas, tecto panorâmico em fibra ou a engraçada variante com tecto de abrir em lona.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdCZhySDSM2i7z6gwwmP6yuIr3BdoMVLSQ8pcjmj7V5fzi0rzc2oZ2YddBKsZZaV9BLR3EgMVC1ECT9lbb69AoWIa0cZ0aeWht3pM3_6Sxd6rcyVqJrMmsrOy0hYbSvdSWg3xYAw/s400/Foto+4.jpg)
E ANTES de ir para o motor, fixemo-nos, exactamente, no engraçado e charmoso descapotável. Mantêm a capota eléctrica em lona — o óculo traseiro é de vidro —, cujo funcionamento prático põe a descoberto o arco que lhe garante a estabilidade torcional e protege os ocupantes em caso de capotagem. O tejadilho pode servir meramente como tecto de abrir com várias posições intermédias, ou descer por completo até ao nível superior da mala, que não sofre grandemente com isso no que respeita à capacidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9rscIjY8YyNfLNQpm0AtTjuuR5msPaRyrKNC_g6AsvlkcG8aXZyoNaM0aG3CA7-PtUa7g0nY6ub2lA8DXrSgLZfk0oft0k-lHIMjdlVpOngW-xzAeXD85Vo4c8wx3Kn7JI3Lhog/s320/Foto+3.jpg)
JÁ QUANTO à versão diesel, se referir a grande economia de consumos pode parecer redundante, o que me causou maior surpresa é o facto de este motor acabar por se mostrar mais «despachado» em cidade do que a versão a gasolina com mais 16 cv que anteriormente ensaiei. Com uma caixa automática de cinco velocidades com comando sequencial, a desenvoltura dinâmica dos seus 45 cv (mais 4 do que anteriormente), está muito bem adaptada à circulação urbana, já que os valores de binário surgem mais cedo; já em contrapartida, o funcionamento totalmente automático da caixa continua a ser algo brusco nas passagens de velocidade, gerando lentidão e ligeiros solavancos, o que incentiva o seu uso no modo sequencial.
O COMPORTAMENTO em curva é efectivamente bom face ao peso e à circunstância de se tratar de uma viatura com motor e tracção traseira, ajudado pelos pneus mais largos neste eixo. A estabilidade em velocidade surpreende pela positiva, embora, continue a ressentir-se com a acção de ventos contrários ou laterais. Mas os níveis de tracção e de aderência melhoraram consideravelmente, um pouco à custa, é certo, do conforto, que o digam os ocupantes à passagem de lombas...
— 0 —
PREÇO, desde cerca de 11500 (cdi) 12500 euros (Cabrio)
MOTOR (diesel), 799 cc, 45 CV, 3 cil,. /6 V,, 110 Nm das 2000 às 2500 r.p.m., turbo, intercooler e common-rail (gasolina), 999 cc, 71 e 84 Cv, 3 cilindros/12 V
CONSUMOS Médios de 3,3 l (gasóleo) e 4,9 (gasolina)
EMISSÕES CO2 de 88 ou 116 g/km respectivamente
— 0 —
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhr4OXNPumwptwDY6YUpynSfqdTHjyB1qLToQJ6SIfAz6cz6FCJxN0fLX6mpaQyUN615lkucjJKC5uvLI7Rg206uMfoOU-Oqq4eiYLGu7IBCU4Qdfj-yUye2492s3wLz1YDViuS0Q/s320/caix.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhxXK_Z4Bx17QLuF2RThy4DYo8cYsLN3O5my85x-l0IebOftD1j-1_tVicL4bpQQEb2DRgM1gHzxO71fEu98n7dKphMdKIbM27_wN193iMIrepmGRg1ujp5yUBGJo8ZVqwR3KOpA/s320/caixa.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário